História e Fundação

Origens da Cidade
A origem de Capela remonta ao início do século XVIII, quando o capitão Luís de Andrade Pacheco e sua esposa Perpétua de Matos França se estabeleceram entre o rio Japaratuba e a localidade de Coité.
Saiba mais...
A Primeira Capela
Em 1735, movidos por devoção religiosa, doaram cem mil réis para construir uma capela dedicada a Nossa Senhora da Purificação, no sítio Tabuleiro da Cruz. A construção foi concluída em 1737.
Saiba mais...
Emancipação Política
Capela foi elevada à condição de cidade em 28 de agosto de 1888 pela Lei Provincial nº 1.331. A presença da capela atraiu moradores, e por volta de 1808 já havia cerca de 4 mil habitantes na região.
Saiba mais...Festas Tradicionais

Sarandaia
A abertura do mês de junho é marcada pela Sarandaia, com foliões e banda de pífanos percorrendo as ruas. Uma celebração única da cultura popular capelense.
Saiba mais...
Raínha do São Pedro
Consuros da raínha do São Pedro é realizado no mês de junho. Emoção, beleza, tradição e muito forró
Saiba mais...
Festa do Mastro
Declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, é uma celebração que mistura, cultura popular, alegria, música e muita lama.
Saiba mais...Galeria de Fotos









Lampião em Capela

Primeira Passagem - 1929
Lampião entrou na cidade com seu bando, foi ao telégrafo e depois ao Cine-Teatro Capela. Assistiu ao filme mudo "Anjos das Ruas", mas não gostou. Após negociar com o prefeito, deixou a cidade pacificamente.
Saiba mais...
Segunda Passagem - 1931
Tentou invadir novamente, mas foi surpreendido por moradores armados, inclusive mulheres, escondidos nas torres da igreja. Ao ser recebido com tiros, teria dito: "Vamos embora que nesta cidade até os santos atiram!".
Saiba mais...